(11) 99867-4392    

 


Bem-estar, Saúde e Qualidade de Vida
Profissionais da àrea falam da importância da atividade física para a saúde.

Folha Online

Cresce a busca pelo bem-estar, saúde e qualidade de vida. Com isso, aumenta o número de pessoas que procuram por profissionais especializados em atividade física.

Nesse contexto, os profissionais da Saúde e de Educação Física ganham mais espaço de atuação, sugerindo pràticas e atividades esportivas. É visando à saúde e melhor qualidade de vida que eles exercem suas funções, defende Marcelo Spinola, especialista em Medicina do Esporte pela Escola Paulista de Medicina. Ele afirma que à atividade física contribui, não deixando que o corpo pare de funcionar. Acrescenta ainda que o corpo humano necessita de movimento e, a partir do momento que se tem um padrão de vida muito sedentàrio, os problemas vão se acumulando, o coração vai ficando maior, o músculo e o abdômen cheios de gordura e o cérebro funcionando mais vagarosamente. O médico explica que fazendo exercício é possível ajudar o funcionamento do organismo, além de evitar doenças como obesidade, hipertensão arterial, diabete, depressão, osteoartrose (dores nas juntas, coluna, joelhos), fibromialgia (dor muscular crônica) e algumas formas de câncer: de mama, de próstata e de intestino.

Fernanda Feitosa, professora de Educação Física, na Rede Estadual de Ensino, acrescenta que a pràtica de exercícios, quando trabalhada corretamente, proporciona melhorias em vàrias funções do organismo, controla o bem-estar físico e mental, trazendo qualidade de vida.

Para bons resultados, a atividade física deve ser realizada pelo menos duas vezes por semana, acompanhada por um profissional da àrea. A indicação é de Marcelo Casemiro, personal trainer em São Paulo hà mais de 15 anos. Começo por um questionàrio e uma avaliação física, depois faço um contrato. Só então inicio o treinamento, a partir do objetivo de cada pessoa, complementa.

E, para aqueles que querem iniciar uma atividade física, os médicos, professores e instrutores sugerem a participação constante em programas de exercício partindo de uma avaliação prévia e do objetivo desejado. Só assim serão determinadas as atividades mais adequadas, que devem vir sempre acompanhadas de uma alimentação saudàvel.